sexta-feira, 17 de maio de 2013

Um outro olhar...

Se eu disser que passar por tudo isso está sendo fácil, eu estaria mentindo... 
Mas de uma coisa eu tenho certeza: Se eu não passasse, perderia a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, de priorizar o que realmente importa, enfim, ver a vida com outros olhos. 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Botox e Incontinência Urinária


Foram apresentados resultados obtidos em um estudo amplo com elevado nível de evidência científica. Resultados favoráveis ao uso da Toxina botulínica evidenciaram-se no aumento da capacidade vesical, redução da pressão detrusora máxima, o que tem implicação direta na proteção do trato urinário superior (rins) e na continência urinária. A duração do efeito é de aproximadamente seis a nove meses, sendo necessária nova aplicação após esse período.
A administração da Toxina botulínica na bexiga é realizada através de um cistoscópio (tipo de endoscópio para via urinária), sob anestesia local, raquidiana ou sedação. O procedimento é realizado em caráter ambulatorial ou de Hospital Dia, sendo que o paciente tem condições de alta após aproximadamente duas horas.
Os efeitos adversos com a aplicação da Toxina botulínica na bexiga são raros e de pequena magnitude. É fundamental ser ressaltado que por se tratar de um produto biológico, não há equivalência de dose entre as várias toxinas botulínicas.
São contra-indicações ao uso da Toxina botulínica na bexiga: a presença de infecção urinária e alergia à toxina. Contra-indicações relativas são a presença de neuropatias como a Miastenia Gravis, uso de aminoglicosídeos, gestação e obstrução infra-vesical.
Podemos concluir que o tratamento da bexiga hiperativa com Botox® intravesical é seguro, altamente eficaz e apresenta raros e transitórios efeitos adversos.