domingo, 25 de maio de 2014

Iniciando um tratamento com o uso da vitamina D

Há 3 anos e 5 meses atrás fui diagnosticada com uma doença chamada Mielite Transversa, essa doença pode ser causada por vários fatores, como a que tive não possuía uma causa específica, foi dada como autoimune.
Como as doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo, para evitar novos surtos, desde então faço meu tratamento com o uso de um imunossupressor (  medicamento usado para diminuir a força do sistema imunológico,  para que esse cesse qualquer nova agressão à medula, com isso os sintomas da doença diminuem).
Mas para quem sofre de algumas doenças autoimunes como a mielite a qual me refiro e a Esclerose Múltipla sabe o quanto é difícil lidar com alguns sintomas, tais como: fraqueza muscular em um ou mais membros, falta de equilíbrio, dificuldade de locomoção, problemas de coordenação motora, entre outros. Logo, temos uma busca incansável por um tratamento que nos garanta uma melhor qualidade de vida.
       Em uma dessas buscas, encontrei várias pessoas com o mesmo diagnóstico e sintomas fazendo o tratamento baseado no uso da vitamina D e obtendo um grande sucesso. Com isso, resolvi pesquisar sobre o assunto e compartilhar um pouco dessa pesquisa com vocês.
O colecalciferol - usualmente conhecido por vitamina D – é uma hormona produzida pela pele quando exposta ao sol. Depois de décadas convencidos de que a vitamina D se ocuparia apenas do metabolismo do cálcio e do processo de ossificação, a investigação científica tem vindo a revelar-nos, a magnitude, ainda não completamente conhecida, da ação desta hormona no nosso organismo.  Uma das ações mais importantes do colecalciferol – ou vitamina D – é regular o funcionamento do sistema imunitário.
Segundo o Dr. Cícero Galli Coimbra , um ferrenho defensor da vitamina D, já há quase cinco mil publicações no mundo somente sobre os benefícios da vitamina D no tratamento da esclerose múltipla e doenças autoimunes,  nas células do sistema imunológico, a vitamina D tem a função de produzir o que se chama de tolerância imunológica, ou seja, de impedir que essas células agridam o próprio organismo, que é o que acontece nas doenças autoimunitárias. Nas pessoas com pré-disposição genética para doenças autoimunitárias, a transformação da vitamina D inativa em ativa (hidroxilase) dentro das células do sistema imunológico é lenta, o que favorece o surgimento desse tipo de doença. Ele afirma que hoje, já se sabe que o risco de esclerose múltipla aumenta quando se têm níveis baixos de vitamina D. O que ele propõe é a elevação dos níveis de vitamina D ao ponto máximo que não provoque efeitos tóxicos ao organismo.




       Depois de muito pesquisar a respeito, resolvi procurar um dos médicos que seguem o mesmo protocolo do Dr. Coimbra, foi então que encontrei o Dr. André Costa Lage, que atende na cidade de Vespasiano – MG. A consulta foi bastante esclarecedora e animadora, saí de lá com vários pedidos de exames para serem realizados antes de iniciar o tratamento, sendo assim possível comparar o antes e o depois de iniciado o tratamento.
        Hoje acabo de realizar o último exame solicitado, e inicio amanhã meu primeiro dia de vitaminada, rsrs. No decorrer desses 3 anos, recuperei os movimentos, a locomoção e boa parte da minha vida, ainda tenho dormências, formigamento, fadiga muscular e desequilíbrio. Iniciado esse tratamento, postarei de tempo em tempo os benefícios já notados, permitindo assim, através da própria experiência ajudar outras pessoas. Esse tratamento pode ser feito em simultâneo com a manutenção de qualquer tratamento farmacológico em curso, sendo assim continuarei também com meu tratamento convencional.

Grande abraço, bjos e até daqui a alguns meses...

                                                    Jane Valle