domingo, 23 de dezembro de 2012

Trombose

A trombose venosa profunda (TVP) é o desenvolvimento de um trombo (coágulo de sangue) dentro de um vaso sanguíneo venoso com consequente reação inflamatória do vaso, podendo, esse trombo, determinar obstrução venosa total ou parcial.
 
 
Como se desenvolve?
O desenvolvimento da TVP é complexo, podendo estar relacionado a um ou mais dos três fatores, procurei citar o que mais nos preocupa:
 
 
Estase venosa:
Situações em que há diminuição da velocidade da circulação do sangue. Por exemplo: pessoas acamadas, cirurgias prolongadas, posição sentada por muito tempo (viagens longas em espaços reduzidos - avião, ônibus).
 
 
O que se sente?
Os sintomas variam muito, desde clinicamente assintomático (cerca de 50% dos casos de TVP passam desapercebidos ) até sinais e sintomas clássicos como aumento da temperatura local, edema (inchaço), dor, empastamento (rigidez da musculatura da panturrilha).
 
 
Como se trata?
No tratamento  visa-se prevenir a ocorrência de embolia pulmonar fatal, evitar a recorrência, minimizar o risco de complicações e sequelas crônicas. Utilizam-se medicações anticoagulantes (que diminuem a chance do sangue coagular) em doses altas e injetáveis.
 
 
Como se previne?
O fato de ocorrer em pacientes hospitalizados que ficam muito tempo acamados ou em cirurgias grandes faz com que a prevenção seja necessária. Portanto, nestes casos, utilizam-se medicações anticoagulantes em baixas doses para prevenir a TVP.
Já para pessoas em geral o simples fato de caminhar já é uma forma de prevenção. Ficar muito tempo parado, sentado propicia o aparecimento de trombose. Portanto, sempre que possível, não ficar muito tempo com as pernas na mesma posição. Para os que já tem insuficiência venosa e, por conseguinte, maior risco de trombose, o uso de meias elásticas é recomendado.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?431
 
 
 
·      No meu caso, o tempo que passei hospitalizada, fiz uso de medicações anticoagulantes injetáveis, e o período que passei acamada em casa, fazia todos os dias fisioterapia passiva, para evitar ficar muito tempo sem movimentar. Também realizava 2x por dia exercícios respiratórios.
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário