quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Azatioprina

Azatioprina




A azatioprina é um medicamento que reduz a imunidade (defesas contra as infecções e de outros tipos).
Atua interferindo com os processos necessários para as células se dividirem, sendo particularmente importante a sua ação num tipo de glóbulos brancos do sangue, os linfócitos.
É administrada sob forma de comprimidos. Embora tenha menos efeitos adversos que a ciclofosfamida (outro medicamento também utilizado para tratar o mesmo tipo de doenças), a azatioprina pode ter alguns efeitos adversos e a sua utilização deve ser vigiada cuidadosamente.
São raros os efeitos sobre o tubo digestivo (aftas da boca, enjoos, diarreia, dores de estômago). As alterações do fígado podem ocorrer, mas são raras também. É frequente uma redução do número de glóbulos brancos do sangue (leucopenia), que depende da dose utilizada e não se acompanha de problemas. É rara a redução de glóbulos vermelhos ou de plaquetas.
A utilização, a longo prazo, deste medicamento associa-se teoricamente a um risco aumentado de câncer, mas até agora não existem dados que permitam concluir que isto ocorra nas crianças tratadas com a azatioprina.
Como com outros medicamentos que reduzem a imunidade, este tratamento expõe os pacientes a um risco aumentado de infecções; a infecção pelo Herpes zoster (vírus que causa a catapora e o zoster) em particular é observada com maior frequência em pacientes tratados com azatioprina.

5 comentários:

  1. Eu tive de reduzir 2 vezes a dose de azatioprina diária, devido uma vez a queda significativa de plaquetas e outra menos significativa de leocócitos.

    ResponderExcluir
  2. Alguem que tem o diagnostico de mielite e faz uso de azatioprina, consegue esse medicamento pelo estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou portadora de mielote transversa, porém faço o uso desse medicamente por ser portadora de neuromielite óptica.

      Excluir
  3. Meus leucócitos estavam baixos mês passado, o médico pediu que eu diminuisse uma azatioprina por dia e repitisse o exame após 1 mês. Eu não tirei a azatioprina e passei a tomar água de coco 3x ao dia. Não sei se foi coincidência mais oa repetir o exame meus leucócitos estavam normalizados.

    ResponderExcluir
  4. O link abaixo fala tb muito sobre a azatioprina.
    http://www.saudedicas.com.br/medicamentos/azatioprina-oral-042147

    Abraços...

    ResponderExcluir