quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Doença autoimune


O que é uma doença autoimune?
Nós possuímos um complexo sistema contra invasões externas. É o chamado sistema imune.
O processo evolutivo criou um mecanismo de defesa que é capaz de reconhecer praticamente qualquer tipo de invasão ou agressão. A complexidade do sistema está exatamente em conseguir distinguir entre o que é danoso ao organismo, o que faz parte do nosso próprio corpo como células, tecidos e órgãos, e o que não é nosso, mas não causa danos, como alimentos por exemplo.

Existe algo como uma "biblioteca de anticorpos" armazenada no nosso organismo. O corpo é capaz de lembrar de todas as substâncias, organismos ou proteínas estranhas que já entraram em contato conosco desde o nascimento. A estes dá-se o nome de antígenos. A partir de agora sempre que eu falar de antígeno, estarei me referindo a qualquer partícula capaz de desencadear uma resposta imune.

Durante nossa formação enquanto feto, nosso organismo começa a criar o sistema imune. O primeiro trabalho é reconhecer tudo o que é próprio, para mais tarde poder reconhecer o que é estranho. O útero materno é um ambiente estéril, ou seja, livre de agentes infecciosos. Assim que nascemos somos imediatamente expostos a um "mundo hostil" com uma enormidade de antígenos. Desde o parto, o corpo começa a reconhecer, catalogar e atacar tudo que não é original de fábrica.

Esse contato com antígenos nos primeiros anos de vida é importante para a formação desta "biblioteca de anticorpos". O corpo consegue montar uma resposta imune muito mais rápida se já houver dados sobre o invasor. Se o antígeno for completamente novo, é necessário algum tempo até que o organismo descubra quais os anticorpos são mais indicados para combater aquele tipo de partícula.

A doença autoimune ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é "original de fábrica", levando a produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.Exemplo:
A causa da mielite transversa idiopática é desconhecida, mas a maioria dos fatos aponta para um Processo Autoimune. Ou seja, o próprio sistema imunológico do paciente é estimulado de forma anormal a atacar a medula espinhal, causando inflamação e danos no tecido.
O tratamento das doenças autoimunes consiste na inibição do sistema imune através de drogas imunossupressoras como corticoides, ciclofosfamida, azatioprina e outros.

Como ainda não conseguimos realizar uma imunossupressão seletiva aos anticorpos indesejáveis, acabamos por criar um estado de imunossupressão geral que predispõe esses pacientes a infecções por bactérias, vírus e fungos. É a famosa história do cobertor curto.

17 comentários:

  1. tenho mielite transversa tomo corticoide e calcio +vitamina D,caminho com muletas,tenho muita fraqueza nas pernas,dormencia e formigamento,bexiga frouxa e intestino preso,mas sei que um dia vou me curar por um milagre de DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Cleusa, temos de colocar nossas dificuldades nas mãos de Deus, mas não podemos deixar de fazer nossa parte. Temos de continuar com nossos medicamentos e nossa reabilitação. Bjs

      Excluir
    2. Também sou portador de mielite transversa há 02 anos e o que me ajudou a voltar o funcionamento normal da bexiga e do intestino foi fazer auto hemoteramia desde que sai do hospital. Em pouco tempo voltei ao normal e aí da recuperei quase que totalmente meus movimentos. Nem preciso mais de moletom, só uma bengala qdo preciso subir escadas. Meu foi e para contato 6735217465 Márcio Dutra

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Márcio, tive militar e fiquei com bexiga neurogenica usando sonda de alivio, moro em Manaus e aqui não tem esse tratamento. Você se curou da bexiga,? Em quanto tempo?

      Excluir
  2. Minha cunhada tem Mielite Transversa,é cadeirante há quatro anos. toma vários medicamentos mas, sente fortes dores que andam pelo corpo. Vi um video sobre tratamento com vitamina D, Será que seria bom pra ela? Ou qual medicamento diminuiria as dores? responda-me por favor. gildatrosa@gmail.com
    Minha cunhada tem Mielite Transversa,é cadeirante há quatro anos. toma vários medicamentos mas, sente fortes dores que andam pelo corpo. Vi um video sobre tratamento com vitamina D, Será que seria bom pra ela? Ou qual medicamento diminuiria as dores? responda-me por favor.ila Minha cunhada tem Mielite Transversa,é cadeirante há quatro anos. toma vários medicamentos mas, sente fortes dores que andam pelo corpo. Vi um video sobre tratamento com vitamina D, Será que seria bom pra ela? Ou qual medicamento diminuiria as dores? responda-me por favor.
    gildatrosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!

    Além da importância na manutenção dos níveis do cálcio no sangue e na saúde dos ossos, a vitamina D tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas.
    Faço exames periódicos para saber o nível de Cálcio e potássio no meu sangue, mas infelizmente não conheço nenhum tratamento feito a base de vitamina D para diminuir dores em mielite. Sei que ficar um pouco exposto ao sol pela manhã,é bom para fortalecer um pouco mais os ossos, com a produção da vitamina D.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Dra.
    Jane, você se refere à vitamina D3?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A mancha branca da mielite, vista na ressonância magnética, pode quase sumir em 2 meses? A minha sumiu e neurocirurgiao cancelou a cirurgia do que ele pensava ser um tumor.

    ResponderExcluir
  7. A mancha branca da mielite, encontrada na ressonância magnética, pode sumir em 2 meses? A minha sumiu e o neurocirurgiao cancelou a cirurgia do que ele atirava ser um tumor.


    ResponderExcluir
  8. Dra.
    Jane, você se refere à vitamina D3?

    ResponderExcluir
  9. Olá Jane, meu pai foi diagnosticado com Mielite Trasversa autoimune. Já faz um tempo que estamos tentando o tratamento com corticóide mas não estamos vendo resultados e ele está muito deprimido. Você pode me indicar o seu neurologista? Abraços, Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Dr.jane mielite pode causar impotencia ou alterar em algo nessa area?

    ResponderExcluir
  11. Fui diagnosticada com mielite depois de ter sofrido muito com os sintomas as quais foram: dormência na região perineal com falta de sensibilidade, onde não conseguia urinar nem evacuar, queimação nos pés e fraqueza nas pernas . Foi horrível fiquei dias internada até descobrirem o que realmente estava acontecendo comigo, fui submetida a vários exames (ressonância, eletromiografia e vários exames de sangue). Hj faz 5 meses que estou lutando contra essa doença, não estou totalmente curada, mas os médicos me falaram que vai voltar tudo ao normal, só ter paciência dos nervos voltarem a crescer, pois a inflamação acaba matando o nervo. Digamos que hoje as dores as quais sentia diminuíram muito, faço exercícios de fortalecimento dos músculos como: pilates e natação, o qual esta ajudando muito na minha recuperação. Segundo o médico essa doença não costuma deixar sequelas, tenho fé em Deus que logo logo estarei 100%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda fui diagnosticada com mielite , estou pesquisando na internet, anota meu Whats 41-988176967 se possível me conta como foi seu diagnóstico e seu tratamento , o neurologista não me explicou nada , estou perdida

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir